Cirurgia Refrativa Oftalmolosita Porto Alegre

9 cuidados com os olhos na terceira idade

Problemas com a visão podem acontecer em qualquer idade, porém, a ocorrência de doenças oculares são mais frequentes em idosos. Assim como o corpo, a visão também envelhece e cuidados com os olhos na terceira idade são importantes para preservar a qualidade de vida.

A visão é um dos sentidos que apresenta grande complexidade e delicadeza em sua estrutura. O cuidado com a saúde ocular deve ser constante. Principalmente na terceira idade! Nessa fase, algumas doenças são típicas, como vista cansada, catarata e glaucoma.

Além disso, as dificuldades visuais podem provocar depressão, ansiedade, perda de equilíbrio e restrição da mobilidade. Por isso, a manutenção da saúde ocular é importante nessa fase da vida.

O idoso deve permanecer ativo para manter a saúde e não deixar sua qualidade de vida cair.

Doenças relativas ao envelhecimento

A maior parte das pessoas procura por um oftalmologista já na vida adulta para tratar alguma doença ocular. Não é comum consultas periódicas para analisar a saúde dos olhos e permitir o tratamento de doenças em sua fase inicial.

O glaucoma é uma doença silenciosa que pode se agravar pela falta de prevenção, provocando sérios danos no decorrer da idade. No envelhecimento, sempre existe o risco de contrair alguma doença ocular causada pela debilidade natural dos olhos.

A catarata também é comum em idosos e é responsável pelo maior índice de cegueira, se não tratada. Outras doenças que requerem cuidados com os olhos na terceira idade são a retinopatia, a vista cansada e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), por exemplo.

Os principais cuidados com os olhos na terceira idade

Listamos, abaixo, 9 cuidados imprescindíveis para a manutenção da saúde ocular. Estas medidas podem prevenir o desenvolvimento de doenças comuns.

  1. Manter uma dieta saudável, rica em frutas, vitaminas e vegetais. Além disso, é preciso moderação quanto aos alimentos com açúcar, pois, em excesso, eles podem causar a Retinopatia Diabética, por exemplo;
  2. Proteger os olhos da luz ultravioleta intensa. Para isso, utilize chapéu com aba e óculos de sol com proteção UVA e UVB, que envolva os olhos;
  3. Não esfregue os olhos com frequência, pois danifica a córnea e provoca a flacidez das pálpebras;
  4. Procure o médico ao primeiro sinal de vista cansada, embaçada ou com alguma imperfeição;
  5. O sono é fundamental para a saúde em geral. Descanse a visão mantendo o tempo e a qualidade do sono;
  6. Evite o tabaco. Fumar aumenta os fatores de risco de doenças oculares;
  7. Modere o tempo de uso de aparelhos digitais, como computadores, TV e celular, pois a luz emitida pode dificultar o sono;
  8. Beba água para manter a hidratação ocular;
  9. Faça atividades físicas para evitar o sobrepeso e sedentarismo.

Os cuidados com os olhos na terceira idade descritos são capazes de prevenir a maior parte das doenças oftalmológicas. É fundamental consultar regularmente um oftalmologista para análise e manutenção dos olhos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em Porto Alegre!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp