Cirurgia Refrativa Oftalmolosita Porto Alegre

Quando procurar um oftalmologista?

O oftalmologista é o médico responsável pela saúde dos olhos. Essa especialidade diagnostica e trata as doenças relacionadas a todo o sistema ocular. Por meio de exames, o médico identifica se existe alguma alteração ou patologia e traça a melhor forma de tratamento. O especialista pode recomendar o uso de lentes corretivas, cirurgia ou a alternativa mais apropriada em cada caso.

No entanto, a saúde dos olhos ainda é subestimada em nosso país. A prova disso é que um terço da população brasileira nunca visitou um médico oftalmologista. Existe a ideia errônea de que essa especialidade deve ser procurada apenas por quem usa óculos ou quem tem algum incômodo na visão.

Neste artigo, você vai saber quais circunstâncias podem levar uma pessoa a procurar esse especialista. Confira!

Sinais que indicam que você deve procurar um oftalmologista

É importante que, ao perceber qualquer sintoma relacionado aos olhos, um médico especialista seja consultado. Assim, é possível detectar uma série de doenças ainda no início, evitando, dessa maneira, complicações irreversíveis, como a cegueira. Portanto, fique atendo aos seguintes sinais:

Olhos vermelhos e lacrimejando

Estes sintomas podem ter diversas causas, como alergia, conjuntivite, glaucoma, uveíte, esclerite, entre outros.

Visão embaçada

A visão embaçada é caracterizada pela impressão de que há uma névoa que impede que se enxergue os objetos com clareza. Ela é sinal de uma série de patologias, como catarata, presbiopia, glaucoma, degeneração macular, entre outros problemas.

Perda da visão

A perda da visão periférica ou central é, geralmente, progressiva. Essa característica a torna perigosa porque, em muitos casos, o indivíduo nota que há algo errado apenas quando o problema já evoluiu para um estágio mais grave. Isso ocorre com o glaucoma e a retinopatia diabética, que podem provocar cegueira irreversível.

Sensibilidade à luz

Apesar de a fotofobia ocorrer devido a fatores congênitos, ela pode também ser indício de alguma doença ocular. Trata-se de um sintoma de problemas de visão, como degeneração macular relacionada à idade e edema macular diabético.

Manchas na visão

As manchas, tanto as móveis quanto as imóveis, podem ser causadas pelo descolamento da retina, degeneração macular relacionada à idade, hemorragia vítrea e catarata.

Visão dupla

A visão dupla pode ser oriunda de problemas na diferença de grau ou até mesmo indício de um Acidente Vascular Cerebral.

Quando visitar um oftalmologista?

Toda e qualquer alteração na visão é motivo para que um médico especialista seja consultado. É preciso saber que, mesmo sem nenhum sintoma, é importante fazer consultas periódicas, com o objetivo de acompanhar a acuidade visual e detectar problemas silenciosos como o glaucoma.

Além disso, pessoas que possuem problemas de saúde ou histórico familiar de diabetes e hipertensão devem visitar o médico. Isso deve ser realizado mesmo sem apresentar algum sintoma, já que tais doenças causam problemas oculares que levam à cegueira.

Outro ponto importante que deve ser considerado é a consulta ocular de crianças. Bebês devem realizar nos primeiros dias de vida o Teste do Olhinho. Ele é a forma mais rápida de detectar problemas como a catarata congênita, hemorragias, retinoblastoma e graus avançados de miopia e hipermetropia.

Crianças em idade escolar também devem passar por avaliações periódicas. Isso porque patologias oculares podem ser facilmente confundidas com problemas de alfabetização, uma vez que a dificuldade de concentração é resultante de um caso de miopia ou hipermetropia e não de um diagnóstico de hiperatividade, por exemplo.

De uma maneira em geral, visitas periódicas ao médico oftalmologista visam antecipar e tratar qualquer tipo de problema de visão antes que a patologia se avance. Entretanto, a qualquer sinal de alteração na visão como embaçamento, perda de nitidez ou a necessidade de forçar a vista, marque uma consulta.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em Porto Alegre!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp